domingo, 8 de janeiro de 2012

OS ROMANCES DE PARIS

                              
                                          

Duas madames conversam em um café. Jovens andam de bicicleta e assoviam. Imigrantes árabes caminham para o trabalho. Mademoiselles vaidosas passam batom. Turistas fotografam. Mendigos dormem no metrô com seus fiéis companheiros. Africanos, brasileiros, pessoas do mundo inteiro colhem os resultados de um imperialismo que passou, mas que deixou traços inesquecíveis na cultura, na estética, na linguagem, na arte de ser do povo francês.

Que a cidade luz é tida como o destino mais romântico do mundo, o epicentro dos romances, não é novidade para ninguém. Contudo, algumas pessoas podem não concordar. Para elas, Paris é apenas mais uma capital do mundo globalizado; comercial, viveu o sonho de uma modernidade que hoje satura a sí mesma. Lugar de gente esnobe, muitos dizem.

Para outras pessoas (como é o meu caso), a cidade é uma terra de pequenas e grandes paixões. Das gloriosas avenidas e monumentos ao burburinho juvenil das ruelas próximas a Sorbonne, do alto de Montmartre as margens do Sena, da baguette devorada com pressa ao vinho degustado lentamente, do Café ao Bistrot, do d'Orsay ao Pompidou...Sozinha, com o amor da sua vida ou com o seu amante, pode-se disfrutar dos prazeres da existência em Paris.

Ao meu olhar, os franceses são charmosos e temperamentais. Sua língua e toda sua fenomenologia é linda...  imprime nas bocas aquele típico biquinho feito para beijar. Os homens franceses são geralmente mais discretos e intimidados que os brasileiros. Trocas de olhares podem durar um longo tempo. Extensas conversas sobre literatura e filosofia em um café, visita a uma exposição de fotografias dos anos sessenta, um martini em um clube de jazz... e tudo isto antes do primeiro beijo.

Para mim, o típico francês possui um nariz expressivo e os olhos profundos e melancólicos, emoldurados por um óculos vintage. Tem os seus cabelos castanhos levemente crescidos, o suficiente para que eles dancem com os movimentos dos passos. Usa sobretudo de lã e cachecol clássico. Sorri, tem classe e lê muito.

Um sonho romântico? Talvez. Mas nunca deixei de admitir que me alimento das minhas fantasias.

Escrito por - Taoana -

Fotos clicadas por - Taoana -

Trilha sonora: I love Paris (Ella Fitzgerald) http://www.youtube.com/watch?v=3ahbE6bcVf8&feature=fvsr

                                               Arte e Cultura
                              Vinho com amigos em um Bistrot no bairro Marrais
                                           Feira no Mouffetard
                                          Universidade Sorbonne
                                          Casa de Chá Angelina - imperdível!

Um comentário: